segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

                                      MINERAIS

                  O reino mineral é o substrato da vida e é também a nossa principal fonte de matérias-primas em praticamente todos os setores produtivos. Dos milhares de minerais conhecidos, apenas pouco mais de uma dezena são considerados minerais formadores de rochas, ou seja, são constituintes essenciais das rochas mais abundantes da crosta terrestre.

                                  OS MINERAIS E SUAS UTILIDADES

    Os insumos minerais estão na base da cadeias produtivas e podemos encontrá-los em maior ou menor proporção em praticamente todos os materiais industrializados. Por exemplo, numa folha de papel contém partículas minerais entre as fibras de celulose.

             Os minerais nos fornecem os metais, indispensáveis à fabricação tanto de aviões, quanto de alfinetes, clipes ou percevejos, por exemplo. Por exemplo: o alumínio é encontrado na natureza apenas na forma de minério, ou seja, faz parte da composição de uma substância mineral. O minério mais comum em que encontramos o alumínio é a bauxita.


          O MUNDO  DOS  MINERAIS!

         GOSTARAM!

Nossas casas e cidades estão repletas de minerais e seus derivados. Por exemplo: construção feita de concreto, ao redor existe metais, vidros, peças de cerâmica e, ainda, rochas ornamentais. Conforme você pode observar a imagem ao lado. Telha Vidro Tinta Concreto Piso.

 Os minerais são formados por diferentes tipos de processos naturais, que envolvem principalmente a cristalização a partir de magmas, de soluções aquosas saturadas, de reações em estado sólido entre minerais e da degradação de minerais preexistentes pela reação com fluídos. Como são compostos resultantes de milhões de anos de interações químicas e físicas na natureza, são considerados recursos naturais não renováveis.


15 comentários:

  1. No texto fala que nossa cidade e repleta de minérios mas com as fabricantes de refrigerante tão usando a maioria do alumínio que tem no planeta entre outras coisas. ENZO 6B

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Professora Elza Regina

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante como há tipos de rochas e minerais e usamos eles no dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. gostei do texto de minerais eles são formado por diferentes tipos de processos naturais

    ResponderExcluir
  5. Terminei tudo, aula muito interessante gostei demais

    ResponderExcluir