Rio Tietê
A origem do nome do rio Tietê está ligada à história brasileira, pois remonta ao tupi-guarani. Esse rio era conhecido como Rio Anhembi que em tupi significa Rio das Anhumas.
O Tietê é um dos rios mais conhecidos do Brasil. Com uma vasta rede hidrográfica, possui uma grande importância econômica e cultural, pois faz parte do processo de formação de 62 municípios ribeirinhos que surgiram na sua margem. Também exerce papel importante para aproveitamento econômico, com atividades de navegação, abastecimento, turismo e a presença de usinas hidrelétricas, como a de Pirapora do Bom Jesus e a Usina de Rasgão, ambas responsáveis pelo abastecimento elétrico de São Paulo e seu entorno.
Principais característica do Rio Tietê
- Comprimento: 1.100 km e atravessa todo o estado de São Paulo
- Nasce em Salesópolis - São Paulo
- Principais afluentes: Rio Piracicaba, Rio Jacaré-Pepira e Rio Sorocaba
- Foz: O rio percorre 1.100 quilômetros até o município de Itapura, em sua foz
no rio Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul.
Problemas ambientais no rio Tietê
Os problemas ambientais ligados a um dos principais rios do estado de São Paulo têm relação direta com a cidade e sua superpopulação. O rio recebe grande volume de esgoto industrial na cidade de Mogi das Cruzes, a 45 km da nascente, além do que recebe da megalópole nacional (São Paulo), com o despejo de dejetos industriais e urbanos em seu curso na região metropolitana paulista.
Bom trabalho!
Profa. ERM
Bom trabalho meus alunos.
ResponderExcluir