Chafariz Central (Chafariz das Musas)
O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro , tradicional e popularmente conhecido como Jardim Botânico do Rio de Janeiro , é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil.
Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies, distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.
A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica
O monumento fabricado na Inglaterra, que é constituído por duas bacias, na maior delas, quatro figuras
que representam a música, a poesia, a ciência e a arte. O chafariz foi originalmente instalado na Lapa até que, com a reformulação do Passeio Público (1905), foi instalado no Jardim Botânico.O monumento, fabricado em ferro fundido, foi idealizado, no final do século XIX, por Herbert W. Hogg, natural da cidade de Derby, na Inglaterra. Seu objetivo era homenagear a música, a arte, a poesia e a ciência. As atividades envolveram mais de 40 pessoas de 12 entidades. Além de identificar a marca do chafariz próxima à base da sua estrutura, a equipe foi responsável pelo jateamento de escória de cobre, pintura e confecção das peças desfalcadas.
Chafariz das Musas |